toninho@hinz.net.br

AJOP-Prevenção e combate as drogas

AJOP 24 Junho, 2022

Essa semana a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, promove a VI Semana Municipal de Prevenção e Combate às Drogas com ações em escolas municipais e locais públicos da cidade.

O objetivo é mobilizar os adolescentes e chamar atenção aos fatores de risco do consumo de álcool, tabaco e substâncias licitas e ilícitas

 A nossa principal ferramenta nesse trabalho é de informação, orientação e conscientização aos pais, para prevenir a entrada de seus filhos adolescentes no mundo das drogas lícitas e ilícitas. Sabemos que, depois que uma pessoa se torna dependente de alguma droga, é muito difícil reverter a situação. Logo, prevenir é sempre o melhor remédio!

É muito custoso convencer alguém a não fazer algo que lhe dê prazer; drogas e álcool, antes de qualquer outra coisa, oferecem prazer imediato, e por causarem dependência física, psicológica e síndrome de abstinência são de difícil tratamento.

Há muitas coisas que nós, como comunidade, podemos fazer para desenvolver os fatores de proteção dos jovens para evitá-los do abuso ou uso indevido dessas substâncias.

 As ações preventivas devem ser planejadas e direcionadas para o desenvolvimento humano, o incentivo à educação, à prática de esportes, à cultura, ao lazer e a socialização do conhecimento sobre drogas, com embasamento científico.

Existem três níveis de prevenção, cada um com os seus objetivos próprios:

-A prevenção primária quer evitar ou retardar a experimentação do uso de drogas. Portanto, refere-se ao trabalho que é feito junto aos adolescentes que ainda não experimentaram, ou jovens que estão na idade em que costumeiramente se inicia o uso.

-A prevenção secundária tem como objetivo atingir as pessoas que já experimentaram e que fazem um uso ocasional de drogas, com intuito de evitar que o uso se torne nocivo, com possível evolução para dependência. Na prevenção secundária o acompanhamento conjunto com especialistas muitas vezes é indicado como uma forma preventiva de evitar danos maiores à saúde.

-A prevenção terciária corresponde ao tratamento do uso nocivo ou da dependência. Portanto, esse tipo de atenção deve ser feito por um profissional de saúde.

Informe seu filho a verdade sobre as drogas e arme-o com o conhecimento esse é o primeiro passo para promover um estilo de vida sem drogas.

Explique as consequências negativas da dependência desde o início e faça a distinção entre mitos e fatos. Os amigos são a principal porta de entrada para o consumo das drogas.

O primeiro cuidado que uma pessoa deve ter para se manter distante do consumo de drogas é saber recusar seu consumo, sem se preocupar com o julgamento de outras pessoas. Dizer a alguém que lhe oferece drogas que você não tem interesse em consumir aquele produto pode ser feito de maneira tranquila e cordial, sem precisar ofender ou agredir quando se sentir pressionado para aceitar a oferta.

A prevenção continua sendo o caminho mais sensato, e as principais armas são a informação e o conhecimento, através da educação.

Compartilhe



Previsão do Tempo